SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número80Do retiro na tricotilomania ao mundo das trocas objetaisFundamentação conceitual do currículo e da avaliação no processo de formação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALTMAN, Miriam. O envelhecimento à luz da psicanálise. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 193-206. ISSN 0103-5835.

A população idosa tem aumentado significativamente. Esse fato desperta maior atenção e preocupação com as características e demandas próprias da diversidade dessa faixa etária que está acima dos 65 anos. Temos como objetivo apresentar alguns conceitos psicanalíticos e correlacioná-los com nossa experiência clínica, apresentando vinhetas para ilustrar o tema ligado às perdas vividas nessa faixa etária. A partir desse resgate enfatizamos a relação existente entre o envelhecimento e os fatores psíquicos e socioculturais ligados a esse momento da vida. Observamos que as características de personalidade influenciam o aproveitamento, ou não, de uma psicoterapia ou psicanálise e são mais importantes que a idade cronológica da pessoa.

Palavras-chave : Envelhecimento; Perdas; Psicoterapia; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License