SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue80Ageing in the light of psychoanalysisUpgrading directions: opening spaces in the curriculum (with a proposal to create a “New Curriculum Initiatives Permanent Forum”) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

VETTORAZZO FILHO, Homero. Fundamentação conceitual do currículo e da avaliação no processo de formação psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 209-216. ISSN 0103-5835.

O autor discute critérios e princípios subjacentes à concepção conceitual do currículo, considerado em sua função no tripé que fundamenta o processo da “formação psicanalítica”. Parte do princípio de que pensar o processo de formação é pensar primeiramente em formação de subjetividade. Portanto, considera que a autonomia do membro filiado e o desenvolvimento de sua própria experiência de teorização devem ser os princípios básicos priorizados na concepção de um currículo. É sob este vértice que o autor aborda o conceito e a função dos módulos optativos no currículo. Nesse contexto, é debatido o conceito do “respeito às tradições” no processo de formação. Com relação à avaliação de membros em formação é posto em debate o risco de um controle institucional rígido na contramão de um processo de formação que vise a uma ação subjetivante, ou seja, não alienante.

Keywords : Currículo; Formação psicanalítica; Subjetividade; Módulos eletivos; Controle institucional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License