SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue80Conceptual basis of the curriculum and evaluation in the process of psychoanalytic trainingThe source of image: an image of the source author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. Atualizando rumos: abrindo espaços no currículo (com proposta para criação de um “Fórum Permanente de Novas Iniciativas Curriculares”). J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 217-225. ISSN 0103-5835.

A partir de sugestões da diretoria do Instituto de Psicanálise da SBPSP sobre o currículo, para discussão no último Congresso Interno, é examinado como há um espaço bastante estruturado no currículo para o estudo de autores e correntes de pensamento individualizadas, não havendo uma atenção equivalente para articulações e eixos de progressão entre as concepções psicanalíticas. Apesar de os “Seminários Eletivos” poderem ter esse papel, na prática eles têm funcionado de um modo atomizado, daí ser sugerida a criação de Seminários sob a forma de “Fóruns Permanentes de Novas Iniciativas Curriculares”, voltados para o estudo das áreas de articulação e de progressão do conhecimento psicanalítico e de sua prática clínica.

Keywords : Currículo; Transmissão do conhecimento e experiência psicanalítica; Estudo dos autores; Estudo de articulações conceituais e clínicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License