SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue80Upgrading directions: opening spaces in the curriculum (with a proposal to create a “New Curriculum Initiatives Permanent Forum”)The literary origins of the psychoanalytic model of mind author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

NOOY, Juliana de. Fonte da imagem: imagem da fonte. As metamorfoses de Narciso. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.80, pp. 229-238. ISSN 0103-5835.

Objeto de ficção e de teoria tratado tanto por escritores como por psicanalistas, o mito de Narciso tem sofrido uma série de transformações. Ao descrever a projeção da imagem de si e a tentativa de confundir-se ou identificar-se com ela, os numerosos relatos vão do trágico (Ovídio) ao triunfante (Lacan). O que liga todos é − curiosamente − o conceito de fonte. O espelho está em cada história estreitamente ligado a uma origem. A maneira de interpretar essa relação determina o viés, trágico ou triunfante. Partindo de uma perspectiva derridiana, a autora mostra que não por acaso existe essa relação entre a imagem especular e o conceito de fonte.

Keywords : Derrida; Freud; Lacan; Narcisismo; Estadio do espelho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License