SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número81Os tempos na análise: um ponto de vista psicopatológicoO nascer do outro na mente: o nascer da própria mente: antes... Agora... E depois? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SOCHA, Alexandre. Sessões termináveis e intermináveis: reflexões sobre o uso temporal do encontro analítico. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.81, pp. 97-108. ISSN 0103-5835.

Através de quatro situações clínicas ocorridas nos minutos finais de sessões com diferentes pacientes, o presente artigo lança-se a algumas reflexões relativas ao término (provisório) do encontro analítico. Na exploração do fenômeno, encontram-se convergências entre questões intimamente associadas ao fim da sessão, tais como destrutividade, angústia de separação e castração. Por fim, as considerações sobre a temporalidade na sessão de análise e o lugar do analista frente ao seu término apontam também para possíveis entraves relacionados a essa separação, reconhecendo desse modo encontros que podem chegar a seu termo espontaneamente, e outros que não.

Palavras-chave : Término de sessão; Uso do tempo; Angústia de separação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License