SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue81The birth of the other in one’s mind: the birth of one’s own mind: before… Now… And after?Beyond the breast: a parent-infant psychoanalytical therapy motivated by breast-feeding difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

PARAT, Hélène. O erótico maternal e suas encruzilhadas. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.81, pp. 127-144. ISSN 0103-5835.

Este artigo estuda a incidência da amamentação materna e do desmame sobre a economia psíquica da mãe e mostra a importância das revivescências pulsionais no momento da maternidade, identificáveis por meio de uma fantasmática dos líquidos que infiltra o funcionamento psíquico materno. As depressões maternas no momento do desmame são compreensíveis no disfuncionamento de um equilíbrio sutil. As modalidades particulares de identificação, de ordem “vampiresca”, estão em ação em certas depressões pós-natais do desmame e convidam a interrogarmos sobre as transmissões transgeracionais identificáveis nas análises. Esta pesquisa clínica - por meio da questão da amamentação, nos meandros da complexidade láctea - busca separar as encruzilhadas e se separar de uma lógica fálica do seio: “a orgia da mamada” é aquela de um seio múltiplo, seio oral, anal, fálico ou genital, um seio conflitivo e desfrutante que complexifica a dialética do seio nutridor e do seio erótico.

Keywords : Seio; Amamentação; Pulsões parciais; Sexualidade infantil; Maternidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License