SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue81The erotic maternal and its crossroadsTransference perversion and enactment: a clinical case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

FELICIANO, Denise de Sousa  and  SOUZA, Audrey Setton Lopes de. Para além do seio: uma proposta de intervenção psicanalítica pais-bebê a partir de dificuldades na amamentação. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.81, pp. 145-161. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho apresentamos os resultados de um atendimento realizado a partir da queixa de dificuldade na amamentação de um bebê de dois meses. Este se fundamentou em um modelo de intervenção com base psicanalítica, que chamamos de intervenção psicanalítica pais-bebê. Parte-se do pressuposto de que a amamentação seja um possível canal de comunicação de angústias inconscientes e conflitos latentes na dinâmica familiar, simbolicamente servindo de acesso a esses conflitos, ao mesmo tempo em que se espera que a partir de sua nomeação se encontrem novos caminhos afetivos que possibilitem que ela transcorra como um canal de encontro mútuo da mãe com seu bebê. Em determinados casos a efetiva permanência da amamentação como fonte de alimento nutricional demonstra ser também beneficiada.

Keywords : Amamentação; Vínculo; Relação pais-bebê; Intervenção psicanalítica pais-bebê; Intervenção precoce.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License