SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número81Agruras na busca da experiência emocional da análise de uma criançaRepercussões de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

GAVIAO, Ana Clara Duarte et al. A delicadeza no campo analítico: estudando contratransferência e enactment pela internet. J. psicanal. [online]. 2011, vol.44, n.81, pp. 203-222. ISSN 0103-5835.

O objetivo do trabalho é descrever movimentos grupais em um seminário eletivo sobre contratransferência e enactment solicitado por membros filiados da SBPSP, na sua maioria residentes fora da capital paulista. Foi criado um formato experimental com carga horária condensada em dois encontros, no início e no fim do semestre, complementados por comunicação por correio eletrônico no período intermediário. O coordenador indicou um texto para cada mês do debate digital e uma bibliografia complementar. O ritmo inicialmente acelerado das mensagens foi “brecando” conforme o conteúdo estudado foi se aproximando da pessoa real do analista. No transcorrer da troca de 110 emails, contradições entre real/virtual, presença/ausência, conexão/desconexão, exposição/ocultamento, proximidade/distância, comunicação/confusão, típicas da cultura informatizada, foram configurando um interessante modelo para pensar os paradoxos do próprio setting psicanalítico. O estudo das transformações de impasses clínicos em conhecimento intersubjetivo evidenciou a reversão de perspectiva pela qual a contratransferência é vista, tanto no processo de uma análise como na história do movimento psicanalítico.

Palavras-chave : Contratransferência; Intersubjetividade; Pessoa real do analista; Transmissão da psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License