SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número82A autoria de Sabina SpielreinO autor nos escritos de Foucault: entre o discurso e a morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

LORENZI, Camila Lousana Pavanelli de. Uma aproximação da crítica literária à psicanálise na leitura de O filho eterno, de Cristóvão Tezza: relações entre leitor, narrador e personagem. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.82, pp. 99-112. ISSN 0103-5835.

Este ensaio procura acercar-se da singularidade da voz narrativa de O filho eterno, romance de Cristóvão Tezza de 2007. Para isso, examinase a relação entre narrador e personagem principal, além das relações leitornarrador e leitor-personagem, com base na Teoria da Recepção e na Psicanálise. O narrador do romance encontra-se suficientemente próximo do personagem para ter conhecimento pleno de seu mundo interno; a mínima distância que os separa, porém, permite uma mirada objetiva do narrador. Essa distância e objetividade relacionam-se à ausência de uma moralidade recriminatória na obra, pois o interesse do narrador é pela história de constituição subjetiva do filho e, principalmente, do pai. Este passa por um processo de elaboração do luto de um “ideal de filho”, com a inscrição em uma ordem temporal que se abre para o futuro, para o novo e para a alteridade. Ao fim da obra, a elaboração do luto produz uma mudança na relação narrador-personagem, com o deslocamento do olhar do narrador para o filho.

Palavras-chave : Cristóvão Tezza; Teoria da recepção; Narrador; Luto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )