SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue82Daisy disappeared: notes on a case of extended practicePsychoanalysis transmission and university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

FRANCA, Maria Thereza de Barros. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ampliando o entendimento. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.82, pp. 191-207. ISSN 0103-5835.

Para introduzir o diagnóstico psiquiátrico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a autora recupera um pouco do histórico, partindo das “lesões cerebrais mínimas” até chegar ao transtorno, focando sua ocorrência em crianças. São crianças que apresentam sintomas de dificuldade de concentrar a atenção, agitação psicomotora e impulsividade. Evidencia o esforço da medicina em conseguir encaixar as crianças portadoras desses sintomas em alguma categoria diagnóstica psiquiátrica que pudesse ser reconhecida. Após abordar o tratamento preconizado, que prioriza o uso de metilfenidato, apresenta as controvérsias que envolvem o diagnóstico de TDAH, e a utilização desse psicofármaco, um estimulante de SNC com efeitos adversos. A contribuição psicanalítica sobre o desenvolvimento do psiquismo primitivo permite entender os sintomas apresentados pelas crianças diagnosticadas com TDAH como resultantes de falhas na constituição de um continente psíquico. Finaliza com exemplos clínicos.

Keywords : Psicanálise de crianças; Psiquiatria e psicanálise; Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade; Dificuldades de aprendizagem; Attention deficit disorder and hyperactivity.

        · abstract in English | English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )