SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número83Freud y la perspectiva exacta florentina¿Por qué André Green?: Un psicoanálisis contemporáneo en la actualidad de la clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

TARELHO, Luiz Carlos. A teoria da sedução generalizada de Jean Laplanche e o descentramento do ser humano. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.83, pp. 97-107. ISSN 0103-5835.

Este ensaio tem como objetivo apresentar as principais contribuições trazidas pelo pensamento de Jean Laplanche para a psicanálise, tanto do ponto de vista da teoria quanto do da técnica. Ele parte da ideia de que essas contribuições não devem ser avaliadas tanto por seu trabalho de tradução e de grande estudioso do pensamento freudiano, mas muito mais pelas novas perspectivas abertas por sua reflexão original. O eixo tomado para essa apresentação é o do movimento dentro do qual ele próprio gostaria de ser situado, que é o de ter contribuído para consolidar a revolução iniciada por Freud - mas inconclusa - em relação à descoberta do inconsciente e do descentramento que ele representa. Seguindo este norte, veremos como ele é levado a resgatar a Teoria da Sedução freudiana para reformulá-la e possibilitar sua generalização. Isso porque, em seu entendimento, a alteridade do inconsciente, e o consequente descentramento a que ele dá lugar, só podem ser mantidos pela outra-pessoa do processo sedutivo concebido como a situação antropológica fundamental. Esta apresentação encerra-se com a discussão das contribuições de Laplanche no plano da prática, onde se destaca sua preocupação em instrumentalizar a teoria para se precaver contra toda tentativa dela querer impor ao método qualquer tipo de esquema pré-concebido de interpretação.

Palabras clave : Laplanche; teoria da sedução; alteridade; método psicanalítico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )