SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número83El mito de Sísifo y el fracaso del trabajo de lo negativo: un recorrido clínicoEnseñanza de la teoría psicoanalítica: hablar sobre el inconsciente con el discurso lógico del consciente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

ORSINI, Cecilia Maria de Brito. Leitura de Freud: um estilo de transmissão. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.83, pp. 129-144. ISSN 0103-5835.

O artigo apresenta uma síntese da trajetória da autora como docente da obra de Sigmund Freud, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a experiência de leitura desta obra. Numa profícua aproximação com a experiência literária - guardadas as diferenças entre teoria e arte -, o ato de ler é entendido como uma experiência integral, em que não há separação entre vida, teoria e clínica. Nessa perspectiva, a autora apresenta os principais meios que utiliza como apoio à leitura de Freud: os dicionários de psicanálise, as biografias, a tradução direto do original alemão, as notas introdutórias de James Strachey (editor inglês das obras completas de Freud) e os comentadores. A função do comentador da obra freudiana ganha destaque por colocar em evidência a importância de uma leitura ao mesmo tempo vertical e de conjunto para o sucesso da abordagem de uma obra complexa como a de Freud, para quem visa uma penetração efetiva na mesma.

Palabras clave : ensino de Freud; metapsicologia freudiana; leitura psicanalítica; clínica psicanalítica; psicanálise e literatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )