SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número83O ensino da teoria psicanalítica: falar sobre o inconsciente com o discurso lógico do conscienteMerleau-Ponty e a psicanálise: da fenomenologia da afetividade à figurabilidade do afeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FONTES, Maria Helena de Souza. Aprender com Bion: a maiêutica bioniana. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.83, pp. 157-169. ISSN 0103-5835.

No presente artigo a autora tece algumas considerações sobre o método utilizado por Bion na transmissão do conhecimento psicanalítico. Com essa finalidade, recorre a observações feitas a partir da leitura de Experiências com Grupos, livro inaugural desse autor e os seminários clínicos e supervisões, feitos próximo ao período final de sua vida. A autora faz, além disso, uma comparação entre o método bioniano, o uso do Koan, uma ferramenta utilizada pelos mestres zen-budistas na busca do conhecimento ou da iluminação, e o método socrático de investigação filosófica. Juntos dão lugar ao que a autora denomina de maiêutica bioniana.

Palavras-chave : método; pensamento selvagem; koan; maiêutica; grupo terapêutico e supervisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )