SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número83Merleau-Ponty e a psicanálise: da fenomenologia da afetividade à figurabilidade do afetoO ator-compositor e o analista em formação: inspirações, aspirações e processos criativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FONSECA, Vera Regina J. R. M.. Do Homo ergaster ao Homo autisticus: aspectos filogenéticos e ontogenéticos do desenvolvimento da mente e seus desvios. J. psicanal. [online]. 2012, vol.45, n.83, pp. 191-202. ISSN 0103-5835.

O compartilhamento precoce das emoções é considerado, por alguns estudiosos do desenvolvimento, como uma característica que define o humano. Tal traço teria sido propiciado, segundo Sarah Hrdy, em Mothers and Others, pelo padrão de cuidado compartilhado das crianças que existiu a partir do Homo ergaster, descrito como tendo vivido há 1.800.000 anos. Nas últimas décadas, esta configuração sofreu transformações radicais nas sociedades ocidentalizadas. Os cuidados parentais agora são pouco compartilhados e intermediados, com frequência, por meios não humanos, como a televisão e computadores. O texto levanta a hipótese de que tais práticas possam estar ligadas, ainda que indiretamente, ao aumento marcante da prevalência dos transtornos autísticos.

Palavras-chave : transtorno autístico; desenvolvimento humano; psicologia evolucionista; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )