SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número84Entre o público e o privado: o espaço intersticial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALARCAO, Gustavo Gil. Aspectos públicos da formação e da identidade do analista. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.84, pp. 99-106. ISSN 0103-5835.

A formação psicanalítica pode ser pensada através da relação entre seus aspectos privados, sobretudo análise didática e supervisão, e seus aspectos públicos, representadas pelos seminários teóricos e clínicos (Giovannetti, 2010). A participação político institucional também tem sido elencada como fator constituinte da formação, em seus aspectos públicos. O artigo reflete sobre uma possível ampliação da noção desta participação político institucional no polo público da formação. O texto analisa de que forma a participação do analista nas questões da pólis, da comunidade também fazem parte de sua formação. Em que medida, nós analistas, mostramos "nossa cara", parafraseando a música Brasil, de Cazuza, citada no texto.

Palavras-chave : formação analítica; participação pública do analista; identidade psicanalítica; movimento psicanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )