SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número85A transmissão da psicanálise e a prática analítica atualMedo e paixão na formação analítica: uma trajetória pessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

GAVIAO, Ana Clara Duarte. "À moda da casa": considerações sobre transmissão da psicanálise e clínica psicanalítica contemporânea. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp. 35-47. ISSN 0103-5835.

A partir de experiências elaboradas na análise e na prática clínica pessoais, como também no estudo de autores clássicos e contemporâneos, são feitas considerações sobre a importância da valorização da formação psicanalítica no modelo clássico, dada a complexidade das demandas do inconsciente e do traumático, em suas diversas manifestações durante a história da psicanálise e na contemporaneidade, ressaltando-se as convergências entre as ideias sobre o contemporâneo do filósofo italiano Giorgio Agamben e as concepções psicanalíticas do tempo.

Palavras-chave : formação psicanalítica; transmissão da psicanálise; análise de formação; contemporâneo; atemporalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )