SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número85Miedo y pasión en la formación analítica: una trajectória personalLacan en IPA, a modo de presentación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

SANTOS FILHO, Francisco Carlos dos. Psicanálise, sua transmissão na universidade e o futuro: reflexões sobre uma experiência. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp. 61-75. ISSN 0103-5835.

Silvia Bleichmar (2007) afirma que as espécies que permanecem vivas no mundo não são aquelas que se adaptam ao seu ambiente, mas aquelas que preservam a capacidade de se reproduzir. A psicanálise enfrenta uma pesada tarefa para seguir sendo uma corrente de pensamento capaz de enfrentar com boas perguntas os dilemas da subjetividade humana na contemporaneidade. As ofertas de soluções exteriores, indolores e rápidas para o sofrimento humano são muitas, e encontram os jovens futuros profissionais do campo "psi" muito cedo, dentro da universidade. O contato precoce dos acadêmicos na graduação em Psicologia será decisivo para um afastamento radical ou uma aproximação do campo psicanalítico, permitindo que as instituições de formação sigam recebendo candidatos que desejam se tornar analistas. Se na tradição psicanalítica transmissão e formação se constroem mutuamente durante os seminários teóricos, na supervisão e na análise pessoal, na graduação não é assim. Restritos à sala de aula e à transmissão teórica, aumentamos o risco de um ensino teórico e superficial, que quita a densidade do processo clínico psicanalítico e leva à perda do entusiasmo por esse trabalho, abrindo espaço para práticas intelectualizadas, persuasivas e sugestivas. Como introduzir o jovem estudante na experiência clínica e prover-lhe uma base conceitual que a sustente sem criar uma barreira de resistência excessiva no processo de ensino-aprendizagem?

Palabras clave : psicanálise; psicanálise e universidade; ensino da psicanálise; transmissão da psicanálise.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )