SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue85Narrating clinical practice: amid tradition and ruptureMythologies: clinical perspectives of integration and disintegration movements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

CANELAS NETO, José Martins. Reflexão sobre o vazio dentro da psicanálise: do horror do vazio ao vazio criador de metáforas. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp. 127-140. ISSN 0103-5835.

O autor retoma algumas organizações psíquicas: neurose de vazio, psicose branca (Green) e pacientes limites (borderline). Fenomenologicamente falando, podemos dizer que o vazio se encontra em quase todas elas. A noção de alucinação negativa de Green salienta a importância da construção da "estrutura enquadrante" na análise desses pacientes, estrutura esta necessária ao aparecimento do vazio na sessão. Em seguida o autor se interroga sobre o vazio do ponto de vista metapsicológico. A partir de dois exemplos clínicos, mostra o horror e a resistência que se manifestam contra o surgimento do vazio na sessão analítica. Somente a possibilidade de a dupla analítica entrar em contato e tolerar esse vazio é que vai permitir o desenrolar do processo psicanalítico. Na sessão, o vazio aproxima-se então da noção de vacuidade como potencialidade de surgimento de sentido.

Keywords : vazio; metáfora; estrutura enquadrante; horror do vazio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )