SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número85Reflexión sobre el vacío durante el tratamiento psicoanalítico: del horror al vacío al vacío creador de metáforasExperiencia en grupo: apuntes sobre el estilo de Bion, la transmisión y el método de la lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

VOLICH, Rubens M.. Mitologias: perspectivas clínicas dos movimentos de integração e desintegração. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp. 141-157. ISSN 0103-5835.

Inerentes à vida, em todas as espécies, as dinâmicas de integração e desintegração assumem no humano formas inesperadas e surpreendentes. Desde os primeiros momentos da concepção, na vida intrauterina, durante todo o desenvolvimento e até a morte, essas dinâmicas forjam a existência de cada um, marcando o corpo e a subjetividade. Vivemos e nos desenvolvemos em meio a tais dinâmicas. Em nós convivem e interagem, permanentemente, processos de organização, que promovem a vida, e de desorganização, que tendem a conduzir à morte. Na multiplicação celular e na apoptose, na diferenciação das funções corporais e nos processos neoplásicos de indiferenciação, na complexificação do aparelho em funções psíquicas e na pulverização e dissolução do pensamento e do desejo, entre muitas outras. Dessa perspectiva, sugerida por Freud, na segunda forma de sua teoria das pulsões ("a nossa mitologia", segundo ele), vislumbramos as experiências de prazer e de sofrimento, as manifestações sintomáticas orgânicas, psíquicas, motoras e, mesmo, sociais, no âmbito coletivo. A clínica oferece não apenas um lugar privilegiado para a observação dos processos de integração e desintegração, mas também um recurso relacional para lidar e transformar muitos dos efeitos de suas manifestações. Também ali, no par terapêutico ou na solidão dos momentos de relação impossível, vida e morte manifestam-se por meio de diferentes matizes transferenciais e contratransferenciais, que buscaremos reconhecer e compreender neste trabalho.

Palabras clave : psicossomática psicanalítica; perspectiva evolucionista; trauma; desorganização progressiva; depressão essencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )