SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número85Del murmullo de los pasillos a la potencia de un discurso: la AMF como espacio intersticialLa utilización de dibujos de niños para explorar el campo analítico dual<-&gt;grupal dentro del análisis de niños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MORETZSOHN, Maria Ângela Gomes. Uma história brasileira. J. psicanal. [online]. 2013, vol.46, n.85, pp. 209-229. ISSN 0103-5835.

Este relato biográfico sobre Virgínia Leone Bicudo inclui dados sobre sua vida pouco conhecidos até agora, resultados parciais da pesquisa que vem sendo realizada em seu rico acervo, mantido na Divisão de Documentação e Pesquisa da História da Psicanálise da SBPSP. Partindo de um levantamento das raízes familiares, procura acompanhar os passos de Virgínia em sua formação como socióloga e, depois, como psicanalista, e seu importante e longo trabalho nessa área. A narrativa sempre contextualizada de seu trajeto permite que se conheça um pouco mais sobre a implantação e o desenvolvimento da psicanálise no Brasil. Seguir a amplitude do voo de Virgínia Bicudo foi inspirador para a escolha do verso de Drummond que abre esta seção.

Palabras clave : psicanálise; sociologia e preconceito racial; Virgínia Bicudo; Durval Marcondes; Donald Pierson.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )