SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número86Transmissão e formação: apontamentos sobre o tripé analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

LUSTGARTEN, Alicia Leisse de. As particularidades da transmissão da psicanálise: a instituição psicanalítica e a prática contemporânea. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 79-86. ISSN 0103-5835.

Este trabalho foi elaborado para o Encontro de Institutos que aconteceu em Buenos Aires em novembro de 2013. Trata da transmissão da psicanálise e as mudanças que podem/precisam, ou não, serem feitas nas instituições psicanalíticas em vista da clínica contemporânea. Faz uma breve contextualização sobre a transmissão e logo se aprofunda especificamente na formação a distância, expertise da autora. Relata a experiência do ILAP, analizando as consequências das mudanças no setting e a utilização de novas tecnologias, como o Skype, entre outras.

Palavras-chave : transmissão da psicanálise; ILAP; mudanças no setting; novas tecnologias e psicanálise contemporânea; psicanálise e Skype.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License