SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue86The particularities of the transmission of psychoanalysis: Psychoanalytic Institution and contemporary practiceSome reflections on the clinical practice and the analytical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

FERRAZ, Flávio Carvalho. Transmissão e formação: apontamentos sobre o tripé analítico. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 87-102. ISSN 0103-5835.

O trabalho parte da experiência da transmissão da psicanálise e da formação psicanalítica no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae para apresentar os fundamentos teóricos do chamado tripé analítico. Defende que um projeto institucional de formação deve se alicerçar em convicções epistemológicas acerca do objeto da psicanálise, do fazer analítico e das condições institucionais adequadas. Todos os elementos do tripé devem, de diferentes maneiras, produzir efeitos analíticos. Além disso, os dispositivos institucionais subjacentes à formação devem funcionar de forma solidária ao tripé, criando um ambiente que seja acolhedor, mas que não favoreça a alienação.

Keywords : transmissão da psicanálise; formação psicanalítica; tripé analítico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License