SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número86Algumas reflexões sobre a prática clínica e a formação analíticaCaboclo na cidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CATANI, Júlia. Histeria, transtornos somatoformes e sintomas somáticos: as múltiplas configurações do sofrimento psíquico no interior dos sistemas classificatórios. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 115-134. ISSN 0103-5835.

O artigo retoma a história da histeria e das tentativas científicas de seu estudo. Acompanha, assim, os investimentos feitos ao longo do tempo para superar o sofrimento histérico. Os êxitos parecem limitados, e os sintomas continuam a se manifestar, moldados pelas diferentes condições sócio-históricas. A exploração das configurações da histeria no interior dos sistemas classificatórios é o objeto central desta análise. Recorre-se à Classificação Internacional de Doenças (CID) e ao Manual Diagnóstico e Estatístico de Saúde Mental (DSM), considerando também as primeiras definições freudianas de histeria. As novas nomenclaturas como neurose histérica, transtorno psicossomático, transtornos somatoformes e sintomas somáticos exprimem os esforços para circunscrever a especificidade desse mal-estar. E as definições tentam atender à possibilidade de intervenções mais precisas no tratamento dos sintomas, mas indicam também uma nova fragmentação e dispersão da percepção de modalidades de sofrimento.

Palavras-chave : histeria; CID; DSM; psicanálise; psiquiatria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License