SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue86Caboclo in the cityThe observation of the nameless baby: psychotic transference in the baby's observation, possibilities and limitations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

CASTRO, Júlio Eduardo de. O desejo do psicanalista e o sintoma como fonte de sofrimento. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 153-166. ISSN 0103-5835.

Este artigo aborda a ética da psicanálise, que é transmitida antes de tudo a partir da experiência intensiva, também chamada de "a análise do psicanalista". Para tal, recorre à obra de Freud e ao ensino de Lacan, principalmente no que diz respeito ao estatuto do sintoma na teoria psicanalítica e aos aqui chamados "operadores éticos do psicanalista". Do ensino de Lacan, extraímos esses operadores clínicos da ética psicanalítica: o desejo do psicanalista; o discurso do psicanalista; o ato do psicanalista; o saber do psicanalista. O desejo do psicanalista cumpre aqui a função de coordenada ética por meio da qual nos orientamos na abordagem do sofrimento proveniente do sintoma, principalmente do sintoma como condição indispensável ao tratamento psicanalítico. Da tomada/abordagem do sintoma no campo da ética da psicanálise, retiramos consequências quanto aos atos do psicanalista na operacionalização dessa mesma ética.

Keywords : psicanálise em intensão; sintoma; ética da psicanálise; desejo do psicanalista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License