SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número86A observação do bebê sem nome: transferência psicótica na observação de bebês, possibilidades e limitesFazendo contato com fenômenos psicóticos e autísticos: Continente/contido e transformações autísticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

Permanências e mudanças no lugar do analista: desafios éticos. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 181-192. ISSN 0103-5835.

A partir das transformações culturais e socioeconômicas inerentes à passagem da Modernidade para a Contemporaneidade, o autor indaga as mudanças nas relações do sujeito com as dimensões de desejo, poder, passagem ao ato e transgressão. Recorre à crônica "Mineirinho", de Clarice Lispector, como forma de introduzir uma discussão ética ao explicitar novos lugares para os "atos justiceiros", que no atual contexto escapam à simbolização. Conclui apontando que novas configurações clínicas nas quais domina um déficit de simbolização implicam transformações do lugar do analista na clínica e que, consequentemente, demandam uma reflexão sobre a ética no exercício atual da psicanálise.

Palavras-chave : ética; clínica contemporânea; simbolização; ato; lugar do analista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License