SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue86Permanence and change in the role of the analyst: ethical challengesNarcissistic suffering: dialogue with a younger colleague author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

KORBIVCHER, Celia Fix. Fazendo contato com fenômenos psicóticos e autísticos: Continente/contido e transformações autísticas. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 195-206. ISSN 0103-5835.

A autora examina neste trabalho como o analista pode estabelecer contato com núcleos psicóticos e barreiras autísticas presentes em pacientes neuróticos. Ela recorre à teoria das transformações de Bion como um método de observação dos fenômenos mentais na sessão analítica com o intuito de facultar ao analista a discriminação de fenômenos contidos nos diferentes grupos de transformações propostos nessa teoria. Destaca as transformações projetivas e em alucinose pertencentes à área psicótica. Destaca também as transformações autísticas, próprias da área autística; sendo esta uma proposta da autora em trabalhos anteriores. Relata vinhetas clínicas de duas pacientes que operam prevalentemente com a parte não psicótica da personalidade, embora apresentem respectivamente núcleos psicóticos e autísticos com o intuito de ilustrar esses tipos de fenômenos e abrir a discussão quanto à possibilidade de estabelecer contato com tais pacientes.

Keywords : núcleos psicóticos; barreiras autísticas; transformações autisticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License