SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número86Fazendo contato com fenômenos psicóticos e autísticos: Continente/contido e transformações autísticasEntre o Instituto e as cidades: percorrendo quilômetros em direção à formação psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MINERBO, Marion. Sofrimento narcísico: diálogo com um jovem colega. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.86, pp. 207-223. ISSN 0103-5835.

Na forma de diálogo com um jovem colega, a autora procura apresentar o sofrimento narcísico tanto de um ponto de vista clínico quanto teórico. Entende que esse sofrimento está ligado às dificuldades na constituição do eu, que se fragiliza porque é obrigado a recorrer a defesas primárias - clivagens e identificações com o agressor - para sobreviver ao trauma precoce. Para além das definições clássicas de trauma, a autora sugere que este pode se originar em um vínculo primário com características tanáticas: a figura materna ataca inconscientemente o eu da criança por meio de identificações projetivas. Por fim, mostra como a fragilidade narcísica se manifesta na clínica por meio de um funcionamento psicótico, no qual se articulam falhas diversas na constituição das funções egoicas, dificuldade em manter a integridade das fronteiras do eu e ataques do supereu cruel contra o eu.

Palavras-chave : sofrimento narcísico; fragilidade narcísica; transferência narcísica; funcionamento psicótico; trauma precoce.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License