SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número87Algunas cuestiones acerca del DSM y el psicoanálisisLa autobiografía de Wilfred Bion. Taming: la transitoriedad entre sí mismo y el grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

VERDI, Marly Terra. mito dos argonautas e a travessia até a conquista da adolescência. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.87, pp. 111-128. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho traz a trajetória da análise de um jovem que por vivências mentais primitivas não conseguia transpor adequadamente os obstáculos ao ingresso na adolescência. O relato mítico dos argonautas em sua corajosa viagem permite discutir e apontar os mares revoltos que encontram todos os adolescentes em seu percurso, as "ilhas" que podem fazê-los aportar e desistir de sua tão promissora e assustadora viagem pela vida. Os heróis adolescentes do "Argo" fazem contraponto com os terrores individuais que podem impedir essa travessia. A psicanálise é o que permite ir tecendo as relações entre a clínica e o mito, indivíduo e grupo. É a experiência do apaixonar-se e ser amado que levará à definitiva aceitação da alteridade e à descoberta de um corpo transformado, mas reconhecido. O relato das sessões permite acompanhar o temor de desatracar do cais familiar e empreender sua aventura, vivido pelo paciente durante sua análise.

Palabras clave : psicanálise; adolescência; mitos; argonautas; desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License