SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número87Tres analistas y un paciente: diálogos analíticos acerca de un niño con autismoHipocresía y trauma: contribuciones para una metapsicología de la técnica de Ferenczi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

ARAUJO, Teo Weingrill. Rupturas e continuidades: uma discussão sobre a vida, a obra e o legado do psicanalista Ronald Fairbairn. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.87, pp. 163-178. ISSN 0103-5835.

O presente artigo se propõe a discutir o modo como o psicanalista escocês Ronald Fairbairn se situa na tradição psicanalítica. Para isso, chama a atenção para a condição de relativo isolamento em que ele produziu a sua obra e para a sua reivindicação insistente de ser o fundador de um novo modelo teórico. Sendo Fairbairn um autor que se propõe a discorrer sobre as bases esquizoides da personalidade, é possível afirmar que, em certa medida, a sua posição na tradição psicanalítica mimetiza o próprio objeto sobre o qual se propõe a discorrer. Como nos ensina Fairbairn, a esquizoidia se caracteriza justamente pelo isolamento, pela distância que se impõe em relação aos outros, pela reivindicação da posse exclusiva de um objeto interno secreto e original. No final do artigo, analisamos brevemente o modo como a obra do autor vem sendo utilizada pelos psicanalistas contemporâneos.

Palabras clave : Ronald Fairbairn; teoria psicanalítica; relações de objeto; esquizoidia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License