SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 issue87Ruptures and continuities: a discussion about the life, work and legacy of the psychoanalyst Ronald FairbairnClinical thought and the contemporary analyst author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

LABAKI, Maria Elisa Pessoa. Hipocrisia e trauma: elaborações para uma metapsicologia da técnica em Ferenczi. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.87, pp. 179-194. ISSN 0103-5835.

O presente artigo coteja as abordagens sobre a técnica em Freud e Ferenczi, problematizando o conceito de trauma e a posição do analista diante do analisando. A autora lança a hipótese de que o método clínico baseado nas coordenadas da teoria do sexual recalcado desarticulou do enquadre o objeto, este outro da análise. Desarticulação que, por sua vez, operou (na França e seus satélites): um recalque dos elementos contratransferenciais e da presença viva do analista (seu corpo também); uma negação da dimensão relacional do processo analítico, que ficou circunscrito a uma experiência exclusiva da interioridade do paciente; e uma concepção de transferência reduzida à dimensão da repetição. Assim, o artigo mostra como Ferenczi recuperou a necessidade de se observar a presença do analista e sua contratransferência enquanto elementos instituintes do processo analítico comprometido em favorecer transferências mais indutoras de transformação que de repetição.

Keywords : Ferenczi; Freud; trauma; repetição; transformação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License