SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número87Rupturas y continuidades: una discusión sobre la vida, obra y legado de Ronald FairbairnEl pensamiento clínco y el analista contemporáneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

LABAKI, Maria Elisa Pessoa. Hipocrisia e trauma: elaborações para uma metapsicologia da técnica em Ferenczi. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.87, pp. 179-194. ISSN 0103-5835.

O presente artigo coteja as abordagens sobre a técnica em Freud e Ferenczi, problematizando o conceito de trauma e a posição do analista diante do analisando. A autora lança a hipótese de que o método clínico baseado nas coordenadas da teoria do sexual recalcado desarticulou do enquadre o objeto, este outro da análise. Desarticulação que, por sua vez, operou (na França e seus satélites): um recalque dos elementos contratransferenciais e da presença viva do analista (seu corpo também); uma negação da dimensão relacional do processo analítico, que ficou circunscrito a uma experiência exclusiva da interioridade do paciente; e uma concepção de transferência reduzida à dimensão da repetição. Assim, o artigo mostra como Ferenczi recuperou a necessidade de se observar a presença do analista e sua contratransferência enquanto elementos instituintes do processo analítico comprometido em favorecer transferências mais indutoras de transformação que de repetição.

Palabras clave : Ferenczi; Freud; trauma; repetição; transformação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License