SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número87Hipocrisia e trauma: elaborações para uma metapsicologia da técnica em FerencziPensamento clínico: diálogo com um jovem colega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

TANIS, Bernardo. O pensamento clínico e o analista contemporâneo. J. psicanal. [online]. 2014, vol.47, n.87, pp. 197-214. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho parte da constatação no campo da nossa disciplina da existência de um hiato entre a clínica e a teoria. Procura caracterizar a ideia de pensamento clínico inspirado na obra de André Green e outros autores, como uma singular racionalidade, e trata de criar pontes entre a experiência vivida na clínica e certos parâmetros norteadores da teoria (ou teorizações ad hoc) que não tornem a experiência uma mera aplicação técnica, mas que em contrapartida não desabem numa idealização da espontaneidade irrefletida e/ou atuada. A fecundidade da noção de pensamento clínico nos casos limite será explicitada a partir de um relato clínico no qual podem ser investigadas e reconhecidas noções como enquadre, trauma, limite da representação, indiscriminação afeto-representação e traumatismo narcísico-identitário.

Palavras-chave : pensamento clínico; enquadre; limite da representação; afeto; trauma narcísico-identitário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License