SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número88Instituição, identificação, psicologia das massas: uma experiência institucionalGrupos: o vértice psicanalítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BARROS, Leonardo Haddad da Costa. Transferência em psicoterapia de grupo de orientação analítica. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp. 81-94. ISSN 0103-5835.

A transferência é um importante recurso terapêutico desde os primórdios da prática psicanalítica. Na clínica da psicoterapia de grupo, ela adquire um importante alcance à medida que repousa no arcabouço subjetivo de cada membro do grupo. O presente artigo contempla as implicações da transferência no âmbito da grupoterapia de orientação analítica. Assim, levando em conta o espaço e a importância reservados à transferência no setting analítico e o progressivo interesse dos estudos relacionados aos grupos na atualidade, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com análise qualitativa em que foram encontradas três principais categorias que representam os resultados obtidos: (i) transferência em grupoterapia - conceito e importância, (ii) implicações dos processos intersubjetivos na transferência e (iii) transferências múltiplas e cruzadas. Foi abordada a representação da transferência no processo de grupoterapia de orientação analítica e descrita diante dos âmbitos de desenvolvimento psíquicos e intersubjetivos. Revelou-se a importância de se abordar a transferência no que diz respeito ao mundo interno dos indivíduos que participam desse tipo de processo.

Palavras-chave : psicoterapia de grupo; psicanálise; transferência (psicologia).

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License