SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número88La transferencia en la psicoterapia de grupo de orientación analíticaSobre el concepto de intertransferencia (o la contribución de René Kaës para la problemática de la contratransferencia en el trabajo de equipo) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

SANDLER, Paulo Cesar. Grupos: o vértice psicanalítico. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp. 95-109. ISSN 0103-5835.

Este texto, sob a forma de verbete, feito sob gentil solicitação dos editores deste periódico, enfoca agrupamentos de pessoas observadas segundo o vértice psicanalítico, que pode ser visto como integração transdisciplinar entre, pelo menos, dois âmbitos de observação. Para finalidades de comunicação, esses âmbitos são definíveis por "níveis" ou "dimensões": macro e micro. Mais especificamente, trata-se do estudo das experiências emocionais que podem ocorrer no inter-relacionamento de pessoas que compõem um determinado grupo e também, conjuntamente, das características conscientes e inconscientes que podem agir. O estudo ressalta alguns antecedentes históricos e consequências em termos de comportamento; tanto o comportamento concreto, aparente, expresso (fenomenologicamente observável), como o comportamento implícito, imaterial, sempre atuante (denominado por Bion como "ultra" e "infra" sensorial, que não pode ser totalmente apreendido pelo aparato sensorial humano). Este estudo sobre grupos de pessoas identifica duas fantasias inconscientes, de natureza onisciente e onipotente, que compartilham da mesma aparência - a de postulados autoritários. Essas fantasias, compondo ideologias (ou Weltanschauungen), postulam duas tendências no pensar, segundo um vértice da história das ideias (ou, mais precisamente, duas tendências em que ocorre ausência do pensar). Para fins didáticos e operacionais, denominaram-se essas tendências de "quantitativa" e "qualitativa"; a partir daí, sempre sob o vértice psicanalítico, descreve-se o conceito de grupos de trabalho, e especificam-se métodos de estudo para grupos de pessoas; o estudo se finaliza com um breve elenco de experiências práticas em clínica que embasam este texto.

Palabras clave : dinâmica de grupo; análise institucional; grupos de trabalho; pressupostos básicos; clínica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License