SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue88The transference situation in group analysisThe empty chair in the group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

PINO, Maria Antonieta Pezo del. Do squiggle game ao pictograma grupal: a especificidade das cadeias associativas grupais. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp. 131-142. ISSN 0103-5835.

Este artigo mostra o squiggle game como modelo inspirador para o desenhar produzido com outro no grupo, recurso que a autora denomina "pictograma grupal", que consiste em pedir aos membros para desenharem juntos em uma mesma folha de papel. Apresenta-se o conceito de cadeia associativa grupal e sua especificidade, quando se utiliza como mediador terapêutico o pictograma grupal. O trabalho com grupos instaura processos associativos distintos dos descritos pela psicanálise, no enquadre clássico, devido à presença de vários sujeitos simultaneamente e aos efeitos da interdiscursividade. As cadeias articulam processos inter-relacionados, as associações do sujeito singular e as produzidas intersubjetivamente no grupo. Quando, para além da palavra, se inclui no grupo um mediador terapêutico como o pictograma grupal, o processo associativo apresenta marcas específicas. Entre estas, notamos uma cadeia associativa: de traço para desenho; de desenho para desenho; de desenho para palavra; de palavra para narrativa. No pictograma grupal, aspectos inusitados, impensados incluem-se de maneira semelhante ao lapso de linguagem graças ao trabalho do pré-consciente, do desenhar conjunto e, fundamentalmente, graças aos efeitos da presença múltipla de sujeitos.

Keywords : squiggle game; cadeia associativa grupal; pictograma grupal; mediador terapêutico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License