SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número88Un regalo para la analista: recortes de una sesión de psicoanálisis de grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

BRACCO, Silvia Maia. Oficina dos sentimentos: a construção de um espaço terapêutico. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp. 161-172. ISSN 0103-5835.

Este artigo tem como objetivo relatar a história do grupo de atendimento psicológico "Oficina dos Sentimentos", que atende crianças e adolescentes semanalmente no Ateliê Acaia, núcleo do instituto que leva o mesmo nome. A entidade atua, entre outras frentes, junto à comunidade que vive nos arredores do ceagesp, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. O ateliê auxilia crianças, jovens, seus familiares e a comunidade na organização individual e coletiva, visando ao estabelecimento de relações mais saudáveis. Neste trabalho, acompanhamos a progressiva construção de um espaço terapêutico em grupo. Partimos da hipótese de que o enquadre cria condições para que a simbolização ocorra. Pretendemos descrever e discutir o processo de estabelecimento, transformação e ampliação de enquadres que permitam criar matrizes de simbolização visando a estabelecer um repertório básico de relação com o campo cultural e a vida em sociedade. O referencial teórico centrou-se, basicamente, nas contribuições de Winnicott, Herrmann e Roussillon.

Palabras clave : crianças; clínica extensa; enquadre; simbolização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License