SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número88El encuentro analítico: énfasis en el mundo internoEl trabajo con grupos y las fronteras del movimiento analítico brasileño: 1967-1976 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MINERBO, Marion. Trauma e simbolização: diálogo com um jovem colega. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.88, pp. 237-254. ISSN 0103-5835.

Em forma de diálogo, a autora apresenta o conceito de trauma como acontecimento que bloqueia, em algum ponto, o processo de simbolização. Este pode ser cumulativo ou consequência do "susto" - condição em que o sujeito não teve como antecipar o perigo para se defender. Diferencia dois níveis qualitativamente distintos nesse processo: a simbolização primária e a secundária. Desenvolve a ideia de que a situação traumática no vínculo primário não gera a libido necessária para promover ligações psíquicas e para o investimento positivo da função simbolizante; ao contrário, obriga o psiquismo em formação a um funcionamento defensivo e evacuatório (antissimbolizante). Finaliza com duas situações clínicas que ilustram dois modos distintos de retorno do traumático em análise, bem como a retomada do processo de simbolização no seio da situação transferencial.

Palabras clave : trauma; simbolização; retorno do recalcado; retorno do clivado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License