SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89Supervisão: ato político de amizadeA descoberta do mundo e a destrutividade originária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

HERRMANN, Leda. A questão do ensino teórico na formação psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 53-63. ISSN 0103-5835.

Partindo da proposta de Fédida de que a formação analítica implica a elaboração do sintoma na formação, o texto percorre a questão do ensino teórico pelo exame de contribuições de alguns autores nacionais e estrangeiros. Consideram-se, em seguida, dois pontos: a história da constituição da regulamentação da formação pelo Instituto de Berlim com Max Eitingon, que introduziu o ensino teórico formalizado em currículos, e a marca da história datada do Instituto de São Paulo. Explora, brevemente, a marca da construção teórica em Psicanálise, que não se organiza pela descrição de fatos, mas pela condição interpretante das teorias que constrói. Para a autora, o espírito da reforma curricular do Instituto de São Paulo, nos anos 1995-1996, constitui um caminho possível na travessia do sintoma na formação.

Palavras-chave : formação analítica; ensino teórico; construção teórica em psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License