SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89A questão do ensino teórico na formação psicanalíticaAs contribuições das neuroses e das psicoses para a compreensão do processo de hominização e da história da espécie humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CINTRA, Elisa Maria de Ulhôa. A descoberta do mundo e a destrutividade originária. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 67-78. ISSN 0103-5835.

O texto é uma reflexão sobre a necessidade de sentir-se real e perceber o mundo como algo real e externo ao sujeito e diferente de si mesmo. A tolerância à destrutividade primária e a sobrevivência do mundo, que precisa ser potencialmente destruído para se tornar real e passível de um investimento mais forte de libido, é o que leva à capacidade de cuidar - concern - e à capacidade de estar só na presença de um outro. A autora parte do pensamento winnicottiano presente em "O uso de um objeto" e de algumas ideias sobre reconhecimento e autoafirmação presentes em The Bonds of Love, de Jessica Benjamin.

Palavras-chave : Winnicott; Jessica Benjamin; realidade do mundo; realidade do self; capacidade de cuidar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License