SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue89The world's discovery and the primitive destructivenessLiteracure of hysteria: the issue of psychoanalytic literary form author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

CORREA, Fernanda Silveira. As contribuições das neuroses e das psicoses para a compreensão do processo de hominização e da história da espécie humana. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 79-92. ISSN 0103-5835.

De acordo com Freud, a psicanálise pode reivindicar uma posição de destaque entre as ciências que se esforçam por reconstruir as fases mais antigas e obscuras da humanidade, porque as neuroses e psicoses, seus objetos de estudo, conservam antiguidades da alma. As disposições para as neuroses permitiram a Freud fazer a genealogia da pulsão sexual: seu afastamento da função sexual biológica (histeria de angústia), sua capacidade de satisfação na fantasia (histeria de conversão) e de satisfação na ampliação do poder, na afirmação de si e no domínio sobre o mundo e sobre os outros (neurose obsessiva). As disposições para as psicoses possibilitaram fazer a genealogia da culpa e da vida social. O prazer na submissão à castração pela sexualização da dor (esquizofrenia), o prazer sexual com o igual apoiado no ódio ao diferente (paranoia) e o prazer no ódio contra si mesmo (mania/melancolia) compõem os elementos necessários para a vida social. Este artigo percorre as etapas dessa reconstrução.

Keywords : Freud, Sigmund; filogênese; ontogênese; psicopatologia; pulsão sexual.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License