SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue89Contributions of neuroses and psychoses to the understanding of the hominization process and the history of human speciesMonday morning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

SOFIO, Fernanda. Literacura da histeria: a questão da forma literária das psicanálises. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 93-102. ISSN 0103-5835.

Literacura é outro nome para Psicanálise, mas que chama para si a característica de ser seu fazer literário. Neste artigo, apresento duas vinhetas clínicas de pacientes histéricas clássicas, porém, de formas literárias distintas. Questiono: se um relato não é o caso em si, se os fatos clínicos não são acessíveis, mas constituem sempre uma transformação do caso pela via interpretativa, por que o analista não assume mais espontaneamente essa especificidade de seu fazer, e narra sua clínica de formas diferentes da padrão ou convencionada? Penso que o resultado é uma apresentação das possibilidades para a narrativa da clínica, que pode até mesmo desembocar na literatura de ficção propriamente dita.

Keywords : psicanálises; forma literária; teoria dos campos; literacura.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License