SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89As contribuições das neuroses e das psicoses para a compreensão do processo de hominização e da história da espécie humanaSegunda-feira de manhã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SOFIO, Fernanda. Literacura da histeria: a questão da forma literária das psicanálises. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 93-102. ISSN 0103-5835.

Literacura é outro nome para Psicanálise, mas que chama para si a característica de ser seu fazer literário. Neste artigo, apresento duas vinhetas clínicas de pacientes histéricas clássicas, porém, de formas literárias distintas. Questiono: se um relato não é o caso em si, se os fatos clínicos não são acessíveis, mas constituem sempre uma transformação do caso pela via interpretativa, por que o analista não assume mais espontaneamente essa especificidade de seu fazer, e narra sua clínica de formas diferentes da padrão ou convencionada? Penso que o resultado é uma apresentação das possibilidades para a narrativa da clínica, que pode até mesmo desembocar na literatura de ficção propriamente dita.

Palavras-chave : psicanálises; forma literária; teoria dos campos; literacura.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License