SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue89Heritage and transmission in and of psychoanalysisThe missing ones: a history of pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

BERTONZZIN, Marcel Henrique  and  ABRANTES, Thiago. O lugar do analista e do analisando em Ferenczi. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 137-154. ISSN 0103-5835.

O presente artigo busca, com ajuda do conceito foucaultiano de "jogos de verdade", realizar uma leitura de parte da obra ferencziana (1919-1933), com o objetivo de delimitar, nestes textos, quais os lugares atribuídos ao analisando e ao analista: quais suas funções, potências e fraquezas, delimitando como isto aparece nas teoria e clínica psicanalíticas e embasando-as. Dado este enfoque, não abordaremos a teorização ferencziana em toda a sua amplitude, mas recortaremos apenas os aspectos que servem ao tema o qual nos propusemos analisar. Inicialmente, apresentaremos os conceitos foucaultianos que instrumentalizaram a leitura dos textos do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi para, então, prosseguirmos a análise destes. O trabalho busca exemplificar um modo de ler a produção de verdades na clínica psicanalítica com o intuito de que este possa ser uma outra possibilidade de realizar o estudo das recentes produções acerca do sujeito/paciente contemporâneo.

Keywords : psicanálise; Michel Foucault; clínica; Sándor Ferenczi.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License