SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue89Eugenics: the mind under the designs of heredityTalking to a young analyst about psychoanalytic listening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

ALARCAO, Gustavo Gil; LEITE, Rodrigo Lage; SILVA, Paula Freitas Ramalho da  and  LEITE, Pedro Colli Badino de Souza. Um breve ponto de vista sobre a circulação do poder na SBPSP: isso é psicanálise!. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 189-200. ISSN 0103-5835.

Os autores apresentam neste artigo os resultados de uma pesquisa inédita realizada com os membros filiados ao Instituto Durval Marcondes da SBPSP. A pesquisa visa a conhecer a clínica cotidiana dos analistas em formação. São apresentados os resultados da pesquisa, com a discussão de alguns pontos. Com base nos resultados é possível afirmar que a clínica realizada pelos analistas em formação enquanto profissionais é sensivelmente diferente do modelo recebido por meio da análise didática. O artigo investiga as consequências dessa situação na Instituição pensando nas relações de poder estabelecidas entre os membros filiados e analistas didatas. O artigo critica a atual estrutura da instituição baseada na concepção de um modelo padrão de análise para seus futuros membros, ponderando sobre a concentração de poder e sobre as consequências na subjetividade dos analistas em formação que tal modelo gera.

Keywords : formação psicanalítica; instituição; poder; análise didática.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License