SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89Eugenesia: la mente bajo los designios de la herenciaConversando sobre la escucha analítica con un(a) joven analista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

ALARCAO, Gustavo Gil; LEITE, Rodrigo Lage; SILVA, Paula Freitas Ramalho da  y  LEITE, Pedro Colli Badino de Souza. Um breve ponto de vista sobre a circulação do poder na SBPSP: isso é psicanálise!. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 189-200. ISSN 0103-5835.

Os autores apresentam neste artigo os resultados de uma pesquisa inédita realizada com os membros filiados ao Instituto Durval Marcondes da SBPSP. A pesquisa visa a conhecer a clínica cotidiana dos analistas em formação. São apresentados os resultados da pesquisa, com a discussão de alguns pontos. Com base nos resultados é possível afirmar que a clínica realizada pelos analistas em formação enquanto profissionais é sensivelmente diferente do modelo recebido por meio da análise didática. O artigo investiga as consequências dessa situação na Instituição pensando nas relações de poder estabelecidas entre os membros filiados e analistas didatas. O artigo critica a atual estrutura da instituição baseada na concepção de um modelo padrão de análise para seus futuros membros, ponderando sobre a concentração de poder e sobre as consequências na subjetividade dos analistas em formação que tal modelo gera.

Palabras clave : formação psicanalítica; instituição; poder; análise didática.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License