SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número89Um breve ponto de vista sobre a circulação do poder na SBPSP: isso é psicanálise!Escuta analítica: diálogo com uma jovem colega índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MEYER, Luiz. Conversando sobre a escuta analítica com um(a) jovem analista. J. psicanal. [online]. 2015, vol.48, n.89, pp. 203-218. ISSN 0103-5835.

O autor imagina uma conversa sobre o conceito da escuta analítica com um(a) analista mais jovem. Outro artigo, que trata do mesmo tema, foi escrito por Marion Minerbo, é frequentemente citado no texto. Tendo como ponto de partida uma citação de Green que alude à necessidade de abandonar-se o pensamento causalista no entendimento da clínica, a escuta analítica é apresentada como voltada para a compreensão da dinâmica inconsciente, e não para a sua explicação. Na conversa, ilustrada por duas vinhetas clínicas, são abordados temas variados, tais como: a atenção equiflutuante, a postura analítica, a diversidade das formas expressivas inconscientes, a estrutura variada do self e sua consequência para as relações de objeto, a atitude empática do analista que se confunde com sua função continente e elaborativa da dor psíquica (expressa basicamente pelo componente infantil da personalidade).

Palavras-chave : escuta analítica; adulto; criança; infantil; dor psíquica; empatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License