SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Transmissão da teoria na formação analíticaO conceito de responsabilidade social: uma experiência na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MINERBO, Marion. Mudando de posição subjetiva diante da corrupção: Uma análise do filme Sindicato de ladrões. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 63-73. ISSN 0103-5835.

A autora aborda a corrupção como um processo que se produz e se perpetua no entrecruzamento de três espaços psíquicos: a) individual, em que um sujeito com fortes traços paranoicos acede a uma posição de poder; b) intersubjetivo, no qual a pessoa que tem poder "enlouquece" com a ajuda das pessoas com quem convive; e c) transubjetivo, em que a desqualificação da lei é instituída e se transforma em uma cultura. Usa o filme Sindicato de ladrões (On the Waterfront, Kazan, 1954) como "material clínico" cuja análise mostra a desconstrução desse processo. Conclui que, tal como no processo analítico, a "cura" dessa patologia social se apoia na transferência com uma ou mais figuras que encarnam a lei, o que permite a mudança de posição subjetiva dos atores sociais.

Palavras-chave : corrupção; determinações psíquicas; patologia social; posição subjetiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License