SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Cambio de posición subjetiva frente a la corrupción: Un análisis de la película Nido de ratasPsicoanálisis a cielo abierto índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MATTOS, Ligia Todescan Lessa et al. O conceito de responsabilidade social: uma experiência na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 77-89. ISSN 0103-5835.

Nos registros da história da psicanálise a preocupação com o atendimento psicanalítico a camadas mais amplas da sociedade esteve presente desde o pronunciamento de Freud no Quinto Congresso Psicanalítico Internacional de Budapeste, em 1918, quando se oficializa o tema nos espaços internos das instituições psicanalíticas. Ventos promissores trouxeram a notícia até Durval Marcondes, e em poucos anos a SBPSP desenvolvia práticas para a divulgação da nova ciência. Em 2002, a IPA, mobilizada pelas demandas da sociedade contemporânea, estimula a ampliação das atividades psicanalíticas para além do setting tradicional, ocasião em que nasce o movimento da psicanálise "extramuros". Em 2012-2016 a equipe da Diretoria de Atendimento à Comunidade considera que ampliou os projetos de desenvolvimento de práticas de inclusão das instituições psicanalíticas e do pensamento psicanalítico no espaço social, e o conceito de responsabilidade social norteou a implantação dos projetos.

Palabras clave : difusão da psicanálise; instituição psicanalítica; responsabilidade social; divulgação da psicanálise.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License