SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue91Psychoanalysis under the open skyA brief thought on the formation of masses on social networking websites and the search for a new ego-ideal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. Reflexões sobre conjugabilidade e parentalidade: Um caleidoscópio de constituições familiares. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 97-109. ISSN 0103-5835.

O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de constituição familiar na contemporaneidade, com base na compreensão da complexidade dos vínculos intersubjetivos e de suas características polissêmicas e potencialmente transformáveis. Compreende-se que os aspectos intersubjetivos e intrassubjetivos são indissociáveis. O artigo apresenta algumas características da família contemporânea: horizontal e fraterna, recomposta e em redes, geralmente com dois ou três casamentos sucessivos e respectivos filhos. É discutida a questão da patologização do desconhecido, fruto das angústias diante do novo que se apresenta. Os conceitos de bissexualidade psíquica de Freud e a denominação neossexualidades de McDougall são usados na compreensão das novas formas de conjugabilidade e parentalidade.

Keywords : conjugabilidade; parentalidade; vínculos intersubjetivos; constituições familiares.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License