SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Psicoanálisis a cielo abiertoUna breve reflexión sobre la formación de las masas en las redes sociales y la búsqueda de un nuevo ideal de yo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. Reflexões sobre conjugabilidade e parentalidade: Um caleidoscópio de constituições familiares. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 97-109. ISSN 0103-5835.

O artigo faz uma reflexão sobre as novas formas de constituição familiar na contemporaneidade, com base na compreensão da complexidade dos vínculos intersubjetivos e de suas características polissêmicas e potencialmente transformáveis. Compreende-se que os aspectos intersubjetivos e intrassubjetivos são indissociáveis. O artigo apresenta algumas características da família contemporânea: horizontal e fraterna, recomposta e em redes, geralmente com dois ou três casamentos sucessivos e respectivos filhos. É discutida a questão da patologização do desconhecido, fruto das angústias diante do novo que se apresenta. Os conceitos de bissexualidade psíquica de Freud e a denominação neossexualidades de McDougall são usados na compreensão das novas formas de conjugabilidade e parentalidade.

Palabras clave : conjugabilidade; parentalidade; vínculos intersubjetivos; constituições familiares.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License